Kit Pós-Ortognática
Dicas para montar o seu "Kit Pós-Ortognática"
Apresentamos aqui algumas dicas para ajudar você a montar seu "kit ortognático". São itens que vão facilitar o seu dia a dia de recém-operado.
1 – Colutórios (Enxaguantes Bucais)
Após a cirurgia ortognática, há edema fora e dentro da boca, restos de coágulos, e eventualmente, elásticos inter-maxilares. Sem falar no possível desconforto por edema e pequenos ferimentos nos lábios. Tudo isso torna a higienização bastante complicada. Embora nada substitua a remoção mecânica de restos alimentares e placa bacteriana, os colutórios para bochecho são indispensáveis para reduzir a flora bacteriana da boca, minimizando a possibilidade de infecção pós-operatória.
Recomendamos aqueles à base de Clorexidina a 0,12%. E de preferência que não contenham álcool na fórmula. Exemplos: PerioGard sem álcool (Colgate), Noplak.
2 – Escova de dentes
Recomendamos as macias, de preferência pediátricas. O menor tamanho facilita o acesso aos últimos dentes, em que pese o grande inchaço na região.
3 – Escovinha tipo “dedeira”
Mais um dispositivo que pode ser útil na higienização de dentes e gengiva, principalmente nos primeiros dias de pós-operatório. As cerdas são macias e o formato permite um maior controle durante a higienização delicada.
4 – Escovas Interdentais
As escovas interdentais fazem papel semelhante ao fio dental, mas com vantagens quando se trata de pacientes com aparelho ortodôntico. As cerdas conseguem limpar entre um dente e outro, e entre o aparelho e os dentes.
5 – Creme dental com anti-séptico
Especialmente nos 10 primeiros dias após a cirurgia ortognática, é interessante o uso de um gel com antisséptico durante as escovações dentárias. Alguns exemplos de produtos encontrados facilmente no mercado são o Perioxidin e o Noplak
6 – Jatos de água higienizadores (Waterpic, Air Floss e outros)
Não é um item indispensável, mas alguns pacientes se adaptam muito bem a esses dispositivos. O mais conhecido deles, o Waterpik tem 10 ajustes de pressão, que podem ser usados conforme o paciente se sinta seguro. O Air Floss Sonicare, que pode ser encontrado na Polishop, tem um formato mais compatível com o nosso objetivo.
7 – Almotolias
Almotolias são recipientes comumente usados como dispensadores de produtos hospitalares. Mas seu formato pode ser bastante útil para auxiliar a alimentação e ingesta de líquidos no pós-operatório imediato. Podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos hospitalares, como a UNICOM. Em boa parte dos pacientes, substituem com sucesso a combinação seringa/ sonda.
8 – Seringas de 100 ml
Também encontradas em lojas de produtos hospitalares, servem para auxiliar na alimentação nos primeiros dias. A colocação de uma sonda de plástico na ponta facilita a adaptação à boca.
9 – Sondas tipo Nelaton
São as sondas a serem encaixadas nas seringas para alimentação.
10 – Bolsas térmicas
Uma parte fundamental da recuperação após a cirurgia ortognática é a aplicação de compressas. Geladas nos primeiros dias e morna após a primeira semana ou conforme orientação do cirurgião ou fisioterapeuta.
Pode-se utilizar aquelas tipo recipiente, em borracha, as quais são preenchidas com água gelada ou quente; ou ainda as de gel. Essas últimas são mais práticas, embora tenham menor durabilidade.
11 – Travesseiros de viagem
Ajuda no conforto pós-opertório, pois serão muitas horas deitando com a cabeceira da cama elevada e em decúbito dorsal (de barriga para cima). Prefira os feitos de material viscoelástico.
12 – Compressa ou fralda de pano
Nos primeiros dias, é inevitável que o paciente venha a “babar” um pouco, uma vez que os lábios estarão edemaciadosm(inchados).
13 – Bepantol Derma ou Dersani
Passar nos lábios e cantos da boca para aliviar e ajudar na recuperação de abrasões, comumente resultantes do afastamento para a cirurgia. O Bepantol é um creme e o Dersani um óleo.
14 – Suplementos
Em nosso serviço, dispomos de uma nutricionista que personaliza a dieta após anamnese avaliações físicas e bioimpedância. Para um adequado aporte de calorias e proteínas pela dieta líquida no pós-operatório, normalmente recomendamos a utilização de suplementos, sendo os seguintes os mais comumente prescritos:
Nutridrink MAX: é um suplemento completo e balanceado que oferece alto teor de proteína, energia, fibras e 29 vitaminas e minerais. É rico em vitaminas C, D, B12 e Zinco. Não contém glúten, não contém lactose e a versão sem sabor também não contém sacarose.
Nutridrink MAX oferece maior flexibilidade de uso e maior adesão ao tratamento, pois pode ser adicionado a outros alimentos, como vitaminas, frutas, purês, sopas, entre outros. Nutridrink MAX é hiperproteico e permite dois tipos de diluição: normocalórica (1.0 kcal/ml) ou hipercalórica (1.5 kcal/ml).
Ensure é um suplemento oral especialmente planejado para oferecer nutrição completa e equilibrada com adição de frutooligossacárides Contém 28 vitaminas e minerais essenciais, inclusive antioxidantes, como as vitaminas C e E, selênio, zinco e beta-caroteno. É rico em ácidos graxos mono e polinsaturados, que de acordo com muitos estudos exercem efeitos benéficos sobre o perfil lipídico. A formulação em pó é prática e assim como o Nutridrink, pode ser incorporada a diversas preparações, de forma que as necessidades nutricionais diárias possam ser atendidas.
Albumina e Whey Protein são suplementos hiperprotéicos que podem ser prescritos pela nutricionista em alguns casos.
15 – Medicamentos
Os medicamentos a serem comprados devem ser rigorosamente aqueles prescritos pelo cirurgião. Uma dica é solicitar a receita com antecedência para que você já os tenha armazenados em seu kit, evitando transtornos após a alta hospitalar. Aqui está incluído o AFRIN, descongestionante nasal de uso tópico, e que deve ser usado somente conforme a recomendação do seu cirurgião, evitando excessos.
16 - Soro Fisiológico Nasal
Na forma de Spray Nasal, são fundamentais, e deverão ser utilizados várias vezes ao dia e por pelo menos 3 semana após a cirurgia. O mais conhecido é o Salsep.
PS: Lembrando gente, no caso de alimentação o mais indicado é procurar um nutricionista.
PS²: Medicação veja antes o que você pode ser alergico e se informe com o seu cirurgião.
Boa Sorte a todos que estão nessa caminhada.
Fonte: Dr. Fabio Calandrini